Artigos

A deliciosa história dos cupcakes

Essa delícia é de origem inglesa, seu nome original é “Fairy Cake”, que traduzindo significa ¨Bolo de Fada¨. É um pequeno bolinho para uma única pessoa, assado e delicioso.

Tradicionalmente no sabor baunilha com alguma cobertura açucarada. Ele está sempre presente no famoso (e clássico) chá das cinco.

Origem do cupcake

A primeira aparição do cupcake é bem antiga, num livro americano de culinária de 1796, anotado como “um bolo para ser assado em xícaras”.

Mas apenas em 1996 a primeira loja de cupcakes foi aberta, em Nova York, fazendo com que o doce se tornasse mais conhecido do que nunca e se espalhasse pelo mundo (contando também com a ajuda de alguns filmes de Hollywood, que exibiram os doces e tornaram ele ainda mais popular).

Os cupcakes no Brasil

Aqui no Brasil os cupcakes viraram moda, abriram-se lojas especializadas nesse doce e muitas doceiras já fazem seus próprios cupcakes para vender. Esse bolinho já está em vários lugares do mundo e é amado por onde quer que passe.

Existem várias razões para os brasileiros amarem tanto esse doce: a possibilidade de combinação de sabores extravagantes, seu tamanho ideal para uma só pessoa, fácil de transportar, embalagens e decorações bonitas e os mais variados formatos em que eles se apresentam, sem contar na relação lúdica que esse pequeno bolo nos remete.

O cupcake americano e inglês tem a massa seca e cobertura doce. A massa brasileira de cupcake é mais molhadinha, e os recheios e a cobertura não são tão doces, se adaptando ao nosso paladar brasileiro.

Por isso é impossível não usar vários adjetivos deliciosos para o cupcake: todas as pessoas se derretem diante dele! Ele está em festas de casamento, aniversários, encontros, eventos, jantares…

cupcake-flower

Os cupcakes são muito charmosos e conquistam todo mundo com a sua variedade de confeitos, coberturas, sabores e recheios.

Preparando os cupcakes

Geralmente, qualquer receita de massa de um bolo normal serve para fazer um cupcake, mas o segredo para garantir o sucesso deste bolinho está na sua criatividade para confeitá-lo.

A massa é assada em formas especiais de alumínio ou de silicone. Com uma forminha de papel dentro do alumínio, leva-se ao forno e aguardamos assar.

O tema ou decoração podem ser do jeito que você preferir. Use a imaginação e mão na massa! Muita dedicação, amor e capricho completam a receita. Por isso amamos tanto os bolinhos.

Assim, desde o seu surgimento, os cupcakes tornaram-se uma tendência da cultura pop dentro da culinária mundial.

Os recheios, coberturas e confeitos são um encanto a parte. Variedades de modelos, cores e tipos nos deixam enloquecidos com tanta beleza, tudo isso torna os cupcakes encantadores e lindos.

 

E você? Já vende seus próprios cupcakes e tem algumas dicas para compartilhar? Deixe um comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *