Dicas

5 Dicas para Divulgar seus Doces no Instagram

Você sabia que o Instagram é uma das redes sociais mais queridas e populares do Brasil e do mundo?

O Instagram é uma rede social baseada em imagens, onde as pessoas podem seguir perfis e acompanhar suas postagens. É possível comentar, salvar, curtir e compartilhar no próprio perfil ou enviar as publicações. Entre os mais de um bilhão de usuários ativos no mundo, segundo o Sprout Social (2019), esta plataforma é o local favorito dos usuários para curtir e compartilhar fotos e vídeos.

Este número representa que o engajamento entre marcas e pessoas é 15 vezes mais que em outras mídias sociais. Por isso que no meio empresarial, o Instagram é visto como uma ótima oportunidade de relacionamento com o público.

No Brasil, os dados também são excelentes. Nós somos o país que ocupa a segunda posição no ranking de usuários desta mídia, ficando atrás apenas do Facebook. Em 2017 eram mais de 50 milhões de brasileiros cadastrados na ferramenta. E conforme o próprio Instagram, há mais de 25 milhões de perfis corporativos. Nesse cenário, 8 a cada 10 usuários seguem empresas pelo aplicativo.

Você já pensou na maravilha que seria poder alcançar todas essas pessoas por meio do seu negócio – e ainda vender? Afinal, quem não gosta de um docinho ou sobremesa…

Com todos esses números favoráveis, é natural que empreendedores como você da área de doces e confeitaria e, claro, profissionais de marketing desejam extrair todo o potencial que o aplicativo permite. Mas para não dar mole para a concorrência, temos mais informações e dicas para você traçar um bom posicionamento junto ao seu público-alvo, no seu perfil comercial no Instagram.

Seja estratégico nas suas vendas

Para vender pelo Instagram não basta apenas estar cadastrado e sair postando fotos de bolos, doces e brigadeiros gourmetizados. É preciso ser estratégico no uso da mídia. Assim, seu empenho será recompensado com boas vendas.

Vale ressaltar a importância de você ter um perfil oficial para o seu negócio. Isso mesmo: Separe o seu perfil pessoal do profissional. E isso não tem a ver com tamanho do negócio. Mas sim com foco e os objetivos do conteúdo que vai dispor na plataforma, além do público-alvo que busca atingir.

Além disso, também é importante você ser acessível pelo seu perfil no Instagram. Para isso, sempre responda aos comentários e mensagens privadas que receber. Um bom atendimento também compreende a atenção destinada desde o primeiro contato com o negócio. É nesse momento que você começa agregar confiança no seu trabalho.

Resumidamente: Suas vendas dependem do bom relacionamento com todos os seguidores do seu Instagram.

Outro aspecto importante é a respeito da sua biografia. Não descuide dela. Ela é o seu pitch de vendas na plataforma. Deixe claro qual é o seu negócio e o foco dele. Use emojis para ilustrar e coloque um contato principal para que os teus seguidores ou clientes possam te localizar facilmente, quando precisarem.

Faça boas imagens

Antes de provar, nós comemos com os olhos. Então invista em fotos e vídeos de boa qualidade de seus bolos e doces. Seus seguidores vão curtir, comentar e compartilhar com os amigos os seus brigadeiros gourmetizados. Aposte em um lugar com boa iluminação e, se possível, bem decorado. Além disso, utilize uma câmera de qualidade. Se precisar editar um pouco suas fotos ou produzir um card bacana, use a versão gratuita da plataforma Canva.com – já falamos dela por aqui.

Seja fiel aos seus produtos

Quer vender muitos doces no Instagram? Evite usar fotos que não sejam dos seus produtos ou de parceiros de negócios. Suas imagens tem que representar com fidelidade seus doces. Os clientes querem receber realmente aquilo que eles estão vendo em seu perfil. O ideal é que as fotos representem o tamanho, formato, cor do que você produz ou cria em parceria.

Compartilhe fotos de seus clientes

Você deve construir uma boa reputação no seu perfil. Conquistar confiança e credibilidade pode ser construída ao compartilhar a alegria de seus clientes, quando fazem a compra de seus doces e bolos. Para potencializar a criação de sua autoridade, o uso das famosas hashtag (#) é importante. Pesquise, verifique e crie uma para as suas criações. E incentive seus seguidores e clientes a usá-las também. Assim conseguirá ter acesso as fotos destes momentos – e compartilhar.

Divulgue o seu perfil

A quarta dica de como vender doces no Instagram é fazer campanhas para divulgar sua marca dentro da rede social. Faça lives, sorteios, promova um post ou o próprio perfil. Com essas promoções pagas e orgânicas, além de propalar o perfil para outras pessoas, irá potencializar o relacionamento com eles.

Conteúdo de valor

A última dica sobre como vender doces no Instagram é a respeito da legenda. Postar um conteúdo de qualidade para seus seguidores significa dizer o que eles querem ouvir a respeito de você e o seu trabalho. Sua estratégia de vendas não irá funcionar apenas publicando boas fotos. É importante ter um bom conteúdo para firmar um elo, uma conexão com seus seguidores. A dica aqui é: Envolva seus fãs contando histórias reais dos seus produtos, sobre como eles foram criados e qual a relação afetiva que tem com cada receita. Eles vão adorar saber a origem afetiva dos docinhos que amam comer.

Depois destas dicas, você saberá criar um perfil comercial bem definido, além de postar conteúdo de valor, que agregue seguidores fieis ao seu negócio.

Por fim, e não menos importante, dê atenção ao design do seu Instagram. É importante conectar a imagem do seu negócio aos seus fãs. Por isso, crie uma identidade visual para o seu perfil. Você pode contratar um designer para executar esta tarefa, mas se preferir fazer você mesmo, veja este artigo sobre identidade visual de marcas que produzimos para orientar nossos doceiros e confeiteiros, por meio deste link:

Doce abraço e boas vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *