Artigos

Como desenvolver uma receita própria e por que isso é importante

Se você está se aventurando agora na arte da culinária precisa saber que a maioria das receitas que existe são versões de pratos que foram sendo adaptados ao longo dos tempos.

Mas se já é experiente, sabe que existem poucas iguarias que são, de fato, originais. Mesmo assim, é possível modificar receitas, buscar inspirações em pratos consagrados, substituindo ingredientes para conferir um novo sabor a eles.

Logo, não se preocupe se a sua receita não é 100% exclusiva, siga testando alguns pratos, antes de disponibilizar no seu cardápio. Para ajudar você nesse processo de criação, temos algumas dicas para passar.

Encontre o seu estilo

A primeira delas é sobre estilos gastronômicos. Busque identificar aquele que combina mais com você: cozinha baiana, mineira, italiana, campeira do Rio Grande do Sul, mexicana, francesa…

Após definir qual a tendência da sua cozinha, comece a adaptar os pratos que está mais acostumado a fazer. Desta forma fica mais fácil perceber qualquer desiquilíbrio no sabor.

O próximo passo é buscar aquele toque diferente. Para isso, procure a sua inspiração nos livros de receitas, cadernos de família e site de culinárias. E lembre-se: só utilize receitas testadas e aprovadas.

Também é importante lembrar de todos os ingredientes, conhecer as técnicas de preparo e cozimento. Se precisar, escreva o que achar necessário para que possa usar novamente, ao repetir a sua criação.

Antes de modificar a receita escolhida, pergunte a si mesmo por que está fazendo isso. Quer torná-la mais saudável? Aumentar o rendimento? Não gosta de algum sabor presente no prato?

É preciso saber qual o objetivo em alterar a receita base, para que haja sucesso no processo. Por isso, outra dica importante é: Faça a receita antes de tentar adaptá-la. Para melhorar um preparo é necessário ao menos saber, com perfeição, como executar o prato base.

Também se aprende muita coisa ao cozinhar na forma tradicional. Principalmente o que não pode ser alterado, como algumas partes da receita.

Principalmente aquelas que criam massas assadas, pois elas dependem de uma proporção precisa de ingredientes para desenvolverem a sua estrutura.

Por isso é imprescindível usar as dimensões corretas. Isso evitará erros durante o método de adequação de receitas. Mas o interessante é que a mesma proporção pode ser usada para dar origem a centenas de novas receitas.

O nosso conselho final é para que pense e reflita no que poderia deixar a sua receita ainda mais gostosa. Prepare a original e avalie o que gosta e o que não gosta nela. Para os sims, pense em ingredientes que vão dar mais personalidade no seu produto.

Na forma como poderá imprimir a sua marca com um resultado saboroso.

Para os nãos, troque os ingredientes até chegar ao efeito esperado, mas sempre mantendo a alma do prato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *