Quando começamos a fazer doces podemos cometer alguns erros. Alguns deles refletem financeiramente em nosso projeto. Para evitar isso, algumas dicas são úteis.
1. Hora das compras: foco e pesquisa
Ir ao supermercado e a lojas específicas para confeitaria são momentos importantes para descobrir matérias-primas e novidades, mas deve-se ter cuidado para não comprar itens desnecessários. Muitas vezes, os produtos enchem os olhos do consumidor com embalagens atraentes e promoções, porém, podem acabar não sendo utilizados.
Quando for experimentar novos produtos, compre poucas unidades, teste primeiro e veja se realmente será interessante agregá-los ao seu catálogo de doces.
Para focar no que é realmente preciso, faça uma lista dos materiais necessários antes de sair. Isso ajuda a estabelecer um limite de gastos e garante que nada primordial seja esquecido.
Outra questão importante é realizar uma pesquisa de preços, buscando menores preços e produtos com bom custo-benefício. Essa ação parece simples, mas demanda tempo e atenção, comparando diversas marcas, lojas e quantidades.
Além disso, oportunidades surgem momentaneamente, com descontos, atividades promocionais e programas de fidelidade. Analise calmamente antes de comprometer o dinheiro disponível. Tenha sempre uma calculadora e observe que a diminuição dos custos tem por consequência o aumento nos lucros.
2. Aproveite melhor os seus recursos
Calcular as quantidades de massas e recheios é, inicialmente, um desafio. É preciso cuidar para que não haja desperdícios, nem que passe da validade.
Assim, comprar grandes quantidades de produtos perecíveis é perigoso, pois será preciso vendê-lo em tempo. Adapte receitas para que não sobrem em relação aos seus pedidos ou estimativas de venda.
Também reveja o gasto de energia, água e gás. Podem não parecer custos, mas indiretamente estão inclusos na produção e merecem ser adequadamente pensados para não pesar no orçamento. Aproveitar bem cada fornada, fechar a torneira quando possível e avaliar o tempo de uso de cada eletrodoméstico, são atitudes cotidianas que garantem economia.
3. Lembre: seu tempo também é dinheiro
Ao realizar tarefas para garantir o bom funcionamento de seu negócio, atente-se para a organização do tempo. Com maior eficiência no preparo dos doces, menor o tempo despendido e maiores são os ganhos, visto que aumenta a disponibilidade de horas livres e oportunidades de venda.
Produzir os doces é importantíssimo, mas garantir empenho na divulgação e na venda dos produtos é igualmente necessário, visto que para ampliar os lucros é preciso vender mais.
Gostou das dicas? O que você já faz para economizar? Compartilhe com a gente!