Não é frustrante quando assamos aqueles lindos cupcakes e depois as forminhas começam a descolar do bolinho?
Todo o nosso tempo e dedicação vão por água abaixo. O bolo pode até ficar gostoso de comer, mas se você vai vendê-los e a apresentação não está legal, precisamos fazer algo a respeito.
Justamente por isso resolvi trazer esse assunto hoje, pois já recebi muitas dúvidas relacionadas a essa questão e achei importante compartilhar algumas dicas com vocês.
Vamos lá?
Por que as forminhas descolam?
Existem alguns motivos mais comuns que podem fazer com que as suas forminhas descolem dos seus deliciosos cupcakes.
A maioria deles está relacionado à umidade, mas também pode ser por excesso de gordura ou algum erro na hora de botar a receita em prática.
Vamos aos principais motivos:
Forminhas de má qualidade ou mal armazenadas
Se você não tem certeza sobre a qualidade das suas forminhas, é melhor fazer alguns testes com outra marca. Marcas muito baratas geralmente não têm uma boa aderência, forminhas descoladas acabam sendo um problema comum.
Existem marcas que são à prova de gordura e podem facilitar a sua vida, é interessante fazer alguns testes.
Além disso, observe se as forminhas estão bem armazenadas na loja onde você comprou. Forminhas com as dobrinhas abertas ou amassadas certamente causarão problemas depois.
Atente-se para esses detalhes e não esqueça de armazená-las corretamente na sua casa também!
Problemas com a massa
Alguns problemas comuns estão relacionados à massa do seu cupcake também. O erro mais comum é colocar muita massa na forminha. Sempre coloque no máximo 2/3 da capacidade (a não ser que a receita indique o contrário).
Também é muito comum as forminhas descolarem quando a massa está muito úmida, ou seja, pouco consistente. Esse também é um detalhe que depende de cada receita, mas se possível faça o teste e tente deixar sua massa menos líquida.
Na hora do forno
Alguns cuidados devem ser tomados na hora de levar o seu cupcake ao forno também.
O tempo da receita deve ser seguido à risca, pois seu cupcake não pode ficar nem muito cru e nem assado demais. Nos dois casos a sua forminha vai acabar descolando.
A forma de alumínio que vai ao forno deve estar completamente seca, sem vestígios de água, óleo ou qualquer outro líquido. Do contrário suas forminhas vão ficar úmidas, o que é um problema.
Já vi por aí pessoas utilizando uma espécie de spray nas forminhas (que serve para untá-las). Nunca fiz o teste, mas acredito que gordura demais provavelmente vai fazer com que as suas forminhas descolem também.
Depois de tirar do forno, tire da forma imediatamanete (a não ser que a receita peça o contrário). Deixe seus bolinhos resfriarem até chegar em temperatura ambiente antes de fazer qualquer coisa.
Salvando a receita
Se você preparou uma fornada novinha de cupcakes e passou por esse problema, não se desespere. Esses bolinhos se baseam totalmente na criatividade da decoração e há sempre uma maneira de salvar sua receita.
Existem algumas receitas de cupcake que não usam forminhas. Você pode cobrir a massa com algum confeito interessante e criar uma “forminha comestível”.
Além disso, você pode usar os famosos wrappers (aquelas fitas de papel decoradas que cobrem o cupcake) e revestir o seu bolinho sem nenhuma preocupação.
E você, já passou por esse transtorno? Conte suas dicas aqui nos comentários, vamos trocar ideias! 🙂
Adriana
Tomei algumas das providências que vc cita no texto, acontece com menos frequência, mas se acontece delas soltarem eu sempre uso um cordão rustico, ou cordão dourado, fica lindo, todos adoram e nem percebem que o enfeite está resolvendo um problema. bjos
Delci Schroer Post author
Oi, Adriana!
Que legal! Os cupcakes ficam ainda mais bonitos e ninguém nota o defeito, não é mesmo? 😉
Abraço