Brigadeiros

Como congelar e descongelar brigadeiros

Como congelar e descongelar brigadeiros

Na jornada como doceira, sempre pensamos que os brigadeiros precisam ser preparados no máximo na véspera da entrega ou da venda.

Apesar disso, fazendo alguns estudos e pesquisando por aí, descobri que é possível preparar eles com bastante tempo de antecedência, deixando no freezer para que conservem direitinho.

Achei isso incrível, pois eles não perdem o sabor nem a qualidade. Esse truque facilita bastante a vida de quem tem encomendas grandes (ou de quem ainda vai ter).

Confira comigo as dicas e o passo-a-passo para garantir que tudo saia bem no dia da venda ou do evento.

Congelando os docinhos

O modo de preparo é idêntico ao brigadeiro normal, você não precisa alterar nada na receita. É simplesmente mágico!

Coloque os doces nas forminhas normalmente, depois armazene dentro de potinhos com tampa e leve ao congelador.

Um ponto importante é que não são todos os tipos de brigadeiro que podem ser levados ao freezer. Com brigadeiros de formato mais comum (leite condensado, chocolate e granulado comum) essa dica funciona perfeitamente.

Entretanto, brigadeiros que levam açúcar de confeiteiro, açúcar cristal ou outros tipos de confeitos podem não funcionar muito bem. O segredo é testar em cada receita!

Para aproveitar o espaço dentro do freezer, você pode organizar os doces um em cima do outro em até três camadas, de preferência separando cada camada com um papel alumínio ou papel vegetal.

Mais de três camadas pode fazer com que seus docinhos fique amassados com o peso.

 Vamos descongelar?

No dia da entrega, retire os doces do freezer com no mínimo duas horas de antecedência. Deixe eles descansarem por algum tempo.

Eles provavelmente vão ter um aspecto suado e molhado, mas é normal, não se preocupe. Evite mexer neles enquanto descongelam para não manchar as forminhas ou o material que está envolvendo.

Quando ganharem temperatura ambiente eles já vão estar prontinhos para serem devorados, bem fresquinhos como se você tivesse acabado de fazer!

Se a sua produção for muito grande, é interessante colocar etiquetas com a data do preparo na hora de levar ao freezer. E lembre-se: o tempo máximo de congelamento recomendado é de um mês, depois disso os seus doces irão perder a qualidade e o sabor!

Além desse detalhe imporante, atente-se aos outros alimentos que você guarda no freezer, para que não interfiram no sabor dos docinhos. Se for viável, um refrigerador exclusivo para os doces pode ser um excelente investimento.

E aí, gostou de saber dessa novidade? Agora, sem stress: mãos à obra, boa produção e boas vendas!

7 comments

  1. jessica

    gostei muito das dicas obrigada!

  2. Barbara coelho

    Adorei me inscrever, tá me ajudando muito à entrar no mercado. Obrigada

  3. Daniela

    Estou amando as dicas, parabéns pelo seu trabalho. Obrigado

  4. Vera Lucia

    Posso congelar a massa pronta, para depois modelar os doces?

    desde já agradeço a atenção.

    1. Delci Schroer Post author

      Oi, Vera!

      Sempre prefiro modelar eles e depois congelá-los, pois senão fica muito difícil de enrolar quando a massa está congelada.
      Nunca testei congelar antes de enrolar, mas acredito que não é o ideal.

      Beijos

  5. Elena

    Amei as dicas!!!

  6. MARIA DA PENHA FLORENCE DE ARAUJO CINTRA PÓVOA

    infelizmente ,ainda não posso comprar cursos, estou iniciando por necessidade e o pouco que tenho só posso investir em ingredientes e materiais.
    comecei com bolo de pote,mas notei que preciso ter outras opções, pois os clientes enjoam mesmo tendo varios sabores diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *