Brigadeiros

Dicas e truques na hora de fazer brigadeiros gourmet

Dicas e truques para Brigadeiros Gourmet

Todo mundo sabe fazer brigadeiro, certo? Você coloca os ingredientes na panela, mistura, espera dar ponto e está pronto!

Só que não. Se você quer fazer dos doces uma profissão, além de estar equipado com os melhores utensílios para brigadeiro, precisa saber das melhores dicas que reunimos para você neste post.

Confira abaixo e comece a fazer brigadeiros gourmet de primeira!

O ponto certo

O momento crucial na hora de fazer qualquer receita é deixar ela no ponto certo! Quando se trata de brigadeiros, isso pode exigir um pouco de “manha” da sua parte.

Para acertar no ponto, incline um pouco a panela e observe a massa. A massa deve formar uma camadinha extremamente fina no fundo da panela, quase inexistente, e deve estar desgrudando de todos os lados, como se estivesse solta.

Evite passar desse ponto. O leite condensado geralmente possui muito açúcar e pode começar a caramelizar, deixando seu brigadeiro parecendo um puxa-puxa!

O fogo

Nunca faça brigadeiro em fogo alto!

Uma panela superaquecida pode queimar o doce, deixando a massa com pequenas bolinhas caramelizadas que são péssimas para o resultado final do docinho.

Além de usar uma panela de fundo grosso, cozinhe sempre em fogo baixo. Isso garante uma textura muito melhor à massa, poupa o seu gás e facilita na hora de mexer.

Hora de enrolar

Quando a massa chegar no ponto certo, deixe-a esfriar num prato.

O chocolate não lida bem com choques de temperatura, portanto não coloque-o na geladeira ou no freezer! Isso também atrapalha na consistência final do docinho.

Quando já estiverem numa temperatura boa, enrole-os com as mãos untadas de manteiga ou umedecidas com água. Isso evita que a massa grude nas suas mãos (e não atrapalha o sabor do seu docinho com o gosto da margarina).

Depois de prontos e finalizados, você pode congelá-los tranquilamente, caso seja necessário. De preferência, mantenha-os cobertos por alumínio por no máximo um mês, e para descongelar, deixe-os em temperatura ambiente por uma hora.

Vixe! Queimou?

Acontece. Se você se distraiu e perdeu o ponto da massa do seu brigadeiro, não precisa se desesperar nem descartar nada.

Em alguns casos, adicionar um pouquinho de leite (no máximo um copo americano) e cozinhar por mais um tempo pode salvar o doce sem prejudicar muito a receita.

Essas são as principais dicas que reunimos para deixar seus brigadeiros ainda mais deliciosos!

Lembre-se de conferir o Curso Doce Gourmet da Clarissa Costa para melhorar mais ainda as suas receitas, aprendendo com profissionais que entendem do assunto 😉

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Fique à vontade para compartilhar as suas experiências e os seus próprios truques!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *